Na resolução 11/2012 o Conselho Federal de Psicologia regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância, o atendimento psicoterapêutico em caráter experimental e revoga a Resolução CFP N.º 12/2005. (Acesse aqui).
Percebemos que muitos profissionais tem algumas dúvidas em relação as necessidades e como funciona, abaixo, vamos a algumas perguntas e respostas.
1 - Uma cliente que foi morar no exterior me pediu para atendê-la enquanto não encontra outro profissional na sua região, tenho que me cadastrar?
O artigo 2 e o artigo 8 são claros: "Art. 2º. Quando os serviços psicológicos referentes à presente resolução forem prestados regularmente pelo profissional, este está obrigado à realização de cadastramento desses serviços no Conselho Regional de Psicologia no qual está inscrito.
Art. 8°. Será considerada falta ética, conforme o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o), o profissional que mantiver serviços psicológicos regulares por meios tecnológicos de comunicação a distância, sem o cadastramento do site no Conselho Regional de Psicologia.
Vamos lá: você tem um cliente com essa necessidade, não está utilizando a Internet e nenhum meio digital para conquistar mais clientes/pacientes. Você não é "regular".
E no Anexo 1, Manual de Cadastramento de Sites, item 5, último parágrafo, página 6 do link acima.
Os sites pessoais, profissionais, institucionais que sejam somente de divulgações de serviços presenciais não necessitam de cadastramento.
Sendo assim, subtentende-se que se você não fará um atendimento regular, de modeo que é preferível encontrar uma Plataforma de Atentedimento devidamente cadastrada para efetuar seu atendimento de maneira segura. ;) Assim, como o Psico.Online :)
2 - Me cadastrei, meu selo do CFP não carrega quando acesso o meu site do iphone ou do Chrome?
O código do CFP para inserção do selo de identificação do site é em Adobe Flash que foi bloqueado pelo Google Chrome e também pelos dispositivos IOS. De modo que você possui duas possibilidades: usar uma imagem e apontar o endereço para o site de consulta do Conselho ou usar o código enviado por eles e exibir apenas em alguns navegadores o selo.
Se tiver dúvidas, pergunte, queremos ajudar todos os profissionais de psicologia a crescer junto conosco. :) Vêm.
Importante: em caso de dúvidas sobre o selo, o ideal é você entrar diretamente em contato com eles. Nós aqui do Psico.Online só podemos dar dicas.