Uma das dúvidas mais comuns, tanto de psicólogos quanto dos clientes são os tipos de atendimento psicológico online. Basicamente existem dois formatos: os atendimento síncronos e os atendimentos assíncronos.

Atendimento Psicológico Síncrono

O atendimento psicológico síncrono requer que duas pessoas estejam online ao mesmo tempo utilizando uma ferramenta de comunicação igual. O tele-atendimento (por telefone) é um atendimento síncrono. O Psico.Online é um atendimento síncrono pois disponibiliza o atendimento através de vídeo-chamada.

Outros modelos de atendimento síncrono são: bate-papo (chat) como o whatsapp caso comunicador e comunicado estejam ao mesmo tempo conversando; Skype, Hangout, Facebook Messenger, ICQ e por ai vai...

É importante saber que muitas dessas ferramentas possuem um modelo de conversação híbrido, ou seja, você pode utilizar a ferramenta para falar sincronicamente ou assincronicamente. 

Atendimento Psicológico Assíncrono

É o atendimento psicológico que não precisa de duas pessoas online ao mesmo tempo. São os aplicativos como o Whatsapp, os fórums e grupos de discussão, os atendimentos psicológicos por e-mail e assim por diante. Troca de perguntas e respostas. 

Boa parte do atendimento psicológico assincrono é feito quando paciente e o psicólogo não estão online ao mesmo tempo.